domingo, 13 de março de 2011

Obama v. Obama ?


Bradley Manning é o soldado americano que foi preso em Maio de 2010, no Iraque, suspeito de ter passado à Wikileaks uma imensidão de documentos classificados, entre eles os famosos telegramas diplomáticos que, quanto ao nosso país, tão bem retratam a miséria (cultural) nacional, em especial, na compra do equipamento militar.
Os EUA ainda não conseguiram apanhar Julien Assange e acabar com a Wikileaks (1.ª Emenda "oblige" e a web não facilita) embora não desistam de o fazer. Uma das formas possíveis de o incriminar seria provar que tinha sido ele quem teria aliciado o jovem soldado a desviar a documentação em causa. Para levar Bradley Manning a confessar essa conveniente verdade, a estratégia tem sido, em violação da lei, a manutenção de Bradley Manning em condições prisionais extremamente duras, em isolamento total e só com direito a uma hora por dia fora da cela. Recentemente, na sequência de queixas apresentadas por Manning quanto à sua situação, passou a ter de obrigatoriamente despir-se todas as noites, dormindo nu, segundo as autoridades militares para evitar o seu suicídio...
Mas Crowley, porta-voz de Hillary Clinton, veio agora dizer, num seminário do MIT em Boston, que Bradley Manning estava ser maltratado pelas autoridades militares, afirmando expressamente que o que lhe está a ser feito "... é ridículo e contraprodutivo e estúpido da parte do ministério da Defesa".
Obama já veio, pelo seu lado, dizer que as autoridades militares lhe confirmaram que estão a ser respeitados os "basic standards"ao mesmo tempo que as Nações Unidas investigam se estão perante um caso de tortura... (T0 be continued)
[FTM]

Sem comentários: